A série de infográficos e de arquivos disponibilizados pela Uk Athletic (federação de Atletismo do Reino Unido) mostra informações sobre a adaptação dos equipamentos de tecnologia esportiva para atletas com deficiência física.
O conceito segue um modelo inglês, no qual o acesso a materiais como cadeira de rodas e próteses tem um custo menor de importação em relação ao Brasil. No entanto, permite-nos usar ou adaptar as informações a nossa realidade. Desse modo informações sobre empresas que vendem os produtos, bem como a possibilidade de empresas que customizam os equipamentos são importantes.
No caso dos bancos de lançamento o material permite informações para nortear a construção dos equipamentos sugerindo ajustes ou inovações com design e adaptação a deficiência do atleta.
Cadeira de rodas de corrida
Banco de lançamento
Próteses de corrida
No mesmo caminho das tecnologias assistivas a pedagogia passa a ser um elemento fundamental.
O atletismo na inglaterra tem como filosofia de base a mesma federação para o atletismo olímpico e paralímpico. Esse modelo tras algumas vantagens, bem como desvantagens.
No entanto, o desporto de base é realizado dentro de um conceito na qual existe uma divisão por organizações esportivas por áreas de deficiência. Podemos ver esse modelo na representação a seguir.
Desse modo, para suprir a demanda dos treinadores foram estabelecidos manuais para ajudar no método de comunicação ou nas caracteristicas dos atletas. Esses são disponiveis na biblioteca virtual de desenvolvimento esportivo das diferentes áreas de deficiência.
Esporte para Todos: Manual de comunicação Inclusiva
Atletismo para Pessoas com Deficiência visual
Fontes:
http://www.englandathletics.org/disability-athletics/
http://www.efds.co.uk
www.britishblindsport.org.uk
http://www.sportscoachuk.org/
http://ieeexplore.ieee.org/xpl/login.jsp?tp=&arnumber=5740678&url=http%3A%2F%2Fieeexplore.ieee.org%2Fiel5%2F5738440%2F5740657%2F05740678.pdf%3Farnumber%3D5740678
ReplyDelete