Sunday, May 8, 2011

Cadeira de Lançamento/Arremesso

 

O Banco de lançamento tem regras bastante simples em relação a suas limitações técnicas. Cada atleta e treinador devem construir a estrutura de acordo com a funcionalidade de movimento de cada atleta, possibilidando a esse a maior mobilidade e estabilidade, no caso de comprometimento do movimento em decorrência das deficiências, possivel. No entanto, é fundamental desenvolver uma estrutura que leve em conta a seguraça do atleta.

 

As regras a seguir são as normas instrutivas para a construção da cadeira de lançamento usada pelo atleta.

5.20 Regra 178: Requisitos para Arremessos/Lançamentos em Cadeira (Classes Esportivas F31-34, F51-58)

5.20.1 Regra 178.1: Especificações da Cadeira de Arremesso/Lançamento

(a) A altura máxima da cadeira de arremesso/lançamento, incluindo a(s) almofada(s), usada(s) como assento, não poderá exceder 75 cm.

(b) Apoios de pé, caso existam, devem ser utilizados somente para apoio e estabilidade.

(c) Apoios de pé posicionados no solo para garantir o contato do pé são permitidos, não devem, contudo proporcionar uma vantagem de altura. A altura de tais apoios de pé não deve exceder 1 centímetro.

(d) Apoios laterais para segurança e estabilidade podem ser fixados ao assento. A cadeira de arremesso/lançamento poderá ter uma barra de agarre não articulada.

(e) A cadeira de arremesso/lançamento poderá ter uma barra de agarre não articulada de metal, fibra de vidro ou material similar.

(f) Todas as partes da cadeira de arremesso/lançamento devem ser fixas. Auxílio aos atletas por meio de partes articuladas não é permitido.

 

O atleta é responsavel para que a cadeira esteja dentro das normas e especificações da regra, sendo que no caso de a cadeira estar em desacordo com a regra o atleta pode ser impedido de competir.

 

A cadeira é fixada a uma plataforma por fitas com esticadores e correntes, desse modo é fundamental que a cadeira tenha pontos de ancoragem para a fixação desses.

 

_MG_4311

 

A plataforma a qual a cadeira é fixada permite uma ampla variação do ponto de ancoragem da cadeira em relação a essa estrutura. Essa fixação deve respeitar a prova que será realizada (disco, peso e dardo) e a técnica do atleta.

DSC00059

O conhecimento desse procedimento é fundamental para o atleta, já que após fixada a cadeira e iniciada a prova o atleta não poderá mudar os pontos de amarração da cadeira.

No comments:

Post a Comment